A Secretaria Municipal da Saúde (SES), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses, confirmou nesta quarta-feira (28) o segundo caso positivo de raiva em morcego registrado em Sorocaba em 2026. O animal foi encontrado no dia 16 de janeiro no bairro Éden, na Zona Industrial, e o resultado positivo foi confirmado na tarde de terça-feira (28).
Após a confirmação, a equipe da Zoonoses iniciou o chamado bloqueio sanitário, que consiste em visitas a imóveis localizados em um raio de 500 metros do ponto onde o morcego foi localizado. Durante as ações, os agentes realizam orientações aos moradores e distribuem materiais informativos sobre os hábitos dos morcegos, a doença e os procedimentos adequados caso um animal seja encontrado em situação anormal.
Além do trabalho educativo, as equipes verificam possíveis abrigos de morcegos nos imóveis e realizam uma busca ativa para identificar se houve contato do animal infectado com cães, gatos ou pessoas. Também é feita a checagem da carteira de vacinação dos animais domésticos da região.
De acordo com a Secretaria da Saúde, não há risco imediato à população. As medidas adotadas têm caráter preventivo e visam evitar a transmissão da raiva. Nos casos em que é identificado contato de animais domésticos com morcegos, é realizado o reforço vacinal. Já quando há registro de contato humano, a pessoa é encaminhada para atendimento antirrábico.
A SES reforça a importância de os tutores manterem a vacinação periódica de cães e gatos em dia. A Unidade de Vigilância em Zoonoses conta com dois postos fixos de vacinação antirrábica no município. As informações sobre locais e horários estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Sorocaba.
