Getting your Trinity Audio player ready...
|
Vereador é autor da proposta que criou auxílio-aluguel para vítima deixar casa do agressor e lançou o aplicativo Botão do Pânico.
Sorocaba tem lei para reduzir feminicídios e agressões contra mulheres. A lei nº 12.826/2023, de autoria do vereador Fernando Dini (Progressistas), está em vigor desde o ano passado e prevê o pagamento de auxílio-aluguel para as mulheres deixarem de viver com os agressores. Fernando Dini também lançou o Botão do Pânico, quando Secretário da Segurança, o que já salvou centenas de mulheres.
“Fiquei perplexo ao saber hoje, pela imprensa, que quatro mulheres já foram vítimas de feminicídio na nossa região, antes dos primeiros 50 dias deste ano. Duas destas barbáries ocorreram com intervalo de três dias. Trabalho pelas famílias e as mulheres precisam de ainda mais proteção e dignidade”, enfatizou Fernando Dini.
Outro ato de Fernando Dini já evitou que centenas de mulheres em Sorocaba perdessem as suas vidas ou fossem agredidas. É o botão de pânico, lançado por Fernando Dini enquanto secretário municipal da Segurança, em 2018. Fernando Dini teve efetiva participação na criação desta ferramenta, em funcionamento há 6 anos, e que já salvou vidas de muitas mulheres. O Botão do Pânico é um aplicativo no celular em que a vítima em potencial imediatamente aciona a polícia.
A lei nº 12.826/2023 é resultado de cinco anos de árduo trabalho legislativo de Fernando Dini, já que o vereador propôs este projeto em2018. A partir de sua validação como lei (promulgação) no ano passado, ficou instituído o benefício do auxílio-aluguel destinado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no município de Sorocaba.
Nesta terça-feira (20), o matutino impresso Cruzeiro do Sul publicou como manchete “Crimes de feminicídio aumentam e dão alerta em Sorocaba e cidades vizinhas”. Na reportagem, assinada pelo jornalista Vinicius Camargo, consta que “em todas as ocorrências, companheiros das vítimas são os principais suspeitos”.