Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e em parceria com a empresa BRT Sorocaba, entregou mesta segunda-feira (29) as obras de construção do Miniterminal de ônibus no Jardim Tatiana. A unidade, que fica na Rua Cláudio Castorino França, 32, integra o Corredor Estrutural Oeste do Sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), em fase de implantação e previsto para começar a operar nos próximos dias.
O Miniterminal Jardim Tatiana começou a ser edificado em maio de 2023. O investimento é de aproximadamente R$ 2,8 milhões, por parte da do BRT Sorocaba, via financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF), em conjunto com as empresas Engbase, Steelmax e Sigma. São 238,25 metros quadrados de área construída, em um terreno de 2.081 m².
Um ato no local, com a presença de representantes do Executivo Municipal, Urbes, do BRT Sorocaba e da Câmara Municipal, marcou a conclusão das obras. O Miniterminal é constituído de uma estação, um abrigo de conexão e a casa de apoio aos motoristas. Para a sua operação, serão gerados 24 novos empregos.
As novas instalações têm piso rígido para a operação dos veículos do BRT e houve a requalificação do pavimento asfáltico do contorno da quadra e do passeio público no entorno. A estação de conexão foi executada com estrutura metálica, com perfis tubulares sobre uma estrutura de concreto armado. O abrigo de conexão também foi feito de metálica sobre uma estrutura de concreto armado. Ao passo que a casa dos motoristas foi edificada em alvenaria estrutural. Na obra foram aplicados aproximadamente 23.280 quilos de material metálico, além dos materiais de obra civil.
O Miniterminal Jardim Tatiana conta, ainda, com bicicletário, acesso catracado (o que diminui o tempo de embarque dos usuários), ambiente monitorado por câmeras, área operacional para motoristas e setor de Administração, além de acessibilidade completa com rampas, leitura em braile, interfone e piso podotátil, monitores com informações atualizadas, de minuto a minuto, informando os horários dos ônibus e linhas disponíveis.
A nova estação mantém o padrão do BRT Sorocaba, com sistema Inteligente de Transporte (ITS): Automação (abertura e fechamento automático da estação e portas, controle de emergências, alarme de segurança, controle e monitoramento total de dispositivos pelo Centro de Controle Operacional – CCO), energia inteligente (iluminação status de fornecimento, nobreak), comunicação direta com usuários (totens de atendimento e ligação direta com o CCO), validadores com biometria, Segurança (câmeras 24 horas conectadas à rede), acesso PCD com identificação via totem de comunicação, conexão wi-fi, pagamento por carteira digital e via celular, multimídias com sonorização on-line, previsões de chegada dos ônibus e vídeo institucionais e de segurança.
Operação do Miniterminal
A nova unidade do sistema BRT Sorocaba funcionará, basicamente, como uma estação de conexão entre linhas do transporte público. Ou seja, passageiros que utilizam linhas em bairro da região, como 51 – Green Valley e 80 – Ufscar, futuramente passarão por esse Miniterminal, para acessar outras linhas em direção às diferentes regiões da cidade, sem a necessidade de pagar nova tarifa.
Novidade é que, tão logo comece a operar, o Miniterminal Jardim Tatiana passará a contar com uma nova linha BRT, denominada D210 Leste/Oeste. Ela ligará as avenidas Dr. Armando Pannunzio e General Carneiro com a Avenida São Paulo, passando pela região central da cidade. Nesse itinerário, serão utilizados oito ônibus do tipo articulado, sero quilômetro e que medem 23 metros de cumprimento, com maior capacidade de transporte de passageiros.
Essa ligação entre as Zona Leste e Oeste será realizada com saídas de ônibus a cada 15 minutos. Partindo do Miniterminal, esse itinerário seguirá: Av. Dr. Armando Pannunzio, Av. General Carneiro, Rua Moreira César, Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Av. São Paulo e Uniso. Outra rota, partindo da Uniso, seguirá: Av. São Paulo, Rua Pereira Inácio, Rua Dr. Álvaro Soares, Rua Sete de Setembro, Av. General Carneiro, Av. Dr. Armando Pannunzio e Miniterminal Jd. Tatiana.
Corredor Oeste do BRT
O novo Corredor Estrutural Oeste do BRT, que começará a operar nos próximos dias atenderá ao eixo estrutural Leste/Oeste do sistema rápido, concluindo, assim, o projeto do Sistema BRT em sua totalidade na cidade de Sorocaba e que, atualmente, opera com dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), cinco estruturais (Sul, Centro, Leste, Binário e Hermelino Matarazzo) e dois Terminais de Ônibus (Vitória Régia e São Bento).
O projeto passou por readequações e, no novo formato, os ônibus da concessionária BRT, assim como das demais operadoras do transporte público na cidade, circularão pela faixa preferencial à direita, tal como no modelo já adotado nas avenidas São Paulo (Corredor Leste) e Antônio Carlos Comitre (Corredor Sul).
As obras do novo corredor BRT, iniciadas no dia 12 de abril do ano passado, também incluem um novo Terminal no Jardim Ipiranga. O investimento é de R$ 131,4 milhões, dos quais R$ 124,8 milhões via Caixa Econômica Federal (CEF) e R$ 6,6 milhões da Prefeitura de Sorocaba.
O projeto contempla, ainda, melhorias de requalificação asfáltica, na sinalização viária e no paisagismo, sendo: ciclovias, bolsão de estacionamento e arborização, em conformidade com o Plano Municipal de Arborização Urbana; implantação de sistema semafórico inteligente; adequação dos passeios públicos com acessibilidade; passagem de fibra óptica subterrânea; câmeras de segurança por todo o trajeto, entre outras iniciativas.