Estado retira Óbito por Dengue de Araçoiaba da Serra

Getting your Trinity Audio player ready...

A morte por dengue registrada em Araçoiaba da Serra em maio foi revisada e removida das estatísticas do Governo do Estado, fazendo com que a cidade, localizada na região de Sorocaba, não apresente nenhum óbito por dengue em 2024.

A publicação original, de 8 de maio, informava que a vítima era um idoso de 80 anos residente em Sorocaba. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SES) de Araçoiaba da Serra, o idoso visitava parentes na cidade quando manifestou os primeiros sintomas da doença. Ele foi atendido na região, mas, devido ao agravamento do quadro, foi transferido para Sorocaba, onde veio a falecer no dia 16 de abril.

A prefeitura explicou que a reclassificação do óbito, inicialmente atribuído a Araçoiaba da Serra, ocorreu após a Vigilância Epidemiológica do Estado cruzar dados e confirmar que a morte deve ser registrada como pertencente a Sorocaba.

A Secretaria Estadual de Saúde esclareceu que “apenas os municípios podem inserir e retirar informações do painel da dengue”, indicando que o erro foi cometido pelo governo municipal.

Estatísticas de Casos

Conforme o Painel de Monitoramento da Dengue, administrado pelo Estado, Araçoiaba da Serra registrou 709 casos confirmados entre 1.206 notificações. Atualmente, não há nenhuma morte sob investigação na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *