Previsão de “Chuva Preta” ameaça Sorocaba, Araçoiaba da Serra e região

Getting your Trinity Audio player ready...

A previsão do tempo para o domingo (15) e segunda-feira (16) traz uma mistura de alívio e preocupação para a população de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e outras cidades da região. Com a chegada de uma nova frente fria, as chuvas esperadas devem atenuar temporariamente o calor e melhorar a umidade do ar. No entanto, o fenômeno conhecido como “chuva preta” pode marcar presença, resultado da fuligem das queimadas e poluentes atmosféricos que se misturam com as gotas de chuva.

De acordo com a Defesa Civil e especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa precipitação escura ocorre quando partículas de fumaça e poluentes se elevam à atmosfera e, ao entrarem em contato com a água, alteram sua cor. A meteorologista Helena Balbino explica que a fuligem das queimadas, além de emissões industriais, são as principais responsáveis pela coloração anormal da chuva, podendo ter efeitos negativos no meio ambiente e na saúde das pessoas.

Não Utilize a Água da “Chuva Preta”

Embora a chuva preta chame atenção pela cor incomum, é importante que as pessoas de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e região evitem utilizar essa água, seja para serviços domésticos ou consumo. Especialistas alertam que essa água contém substâncias nocivas à saúde, tanto para humanos quanto para animais. Caso a pele entre em contato com a precipitação, não há grandes riscos, mas a fuligem pode sujar a pele.

Melhorias Temporárias no Clima

Apesar do risco da chuva preta, a previsão é que ela ajude a melhorar temporariamente a qualidade do ar em Sorocaba, Araçoiaba da Serra e região, com um aumento na umidade e uma leve queda nas temperaturas até quarta-feira (18). Esse alívio, no entanto, será curto, pois as temperaturas tendem a subir novamente após o período chuvoso, o que manterá o risco de queimadas elevado.

A Defesa Civil recomenda que a população continue a evitar ações que possam gerar incêndios, mesmo com a leve melhora nas condições climáticas. Em regiões como Sorocaba e Araçoiaba da Serra, onde o tempo seco predomina até sábado (14), o perigo de incêndios florestais segue em alta.

Esse fenômeno climático não é novo. Em agosto de 2019, a cidade de São Paulo foi surpreendida por uma chuva escura semelhante, resultado das queimadas que ocorriam na Amazônia. Estudos realizados por universidades apontaram que as partículas presentes naquela precipitação tinham origem no fogo que devastava a floresta. Agora, Sorocaba, Araçoiaba da Serra e outras cidades do interior paulista podem enfrentar um cenário parecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *