Neste domingo, 6 de outubro, a cidade de Sorocaba contará com a presença de 530 policiais militares, que serão mobilizados para garantir a segurança durante as eleições municipais de 2024. A operação, batizada de Operação Eleições 2024, foi anunciada pelo tenente-coronel Sidney Roberto Vieira Gomes, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), em uma coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira, 2.
De acordo com Gomes, a ação já começou, com os PMs realizando a escolta das urnas até os 179 locais de votação. O comandante afirmou que, no dia das eleições, 401 policiais estarão posicionados nas seções eleitorais, com o objetivo de proteger os edifícios, as urnas e a segurança dos eleitores e dos funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Além disso, as equipes irão acompanhar a apuração dos votos em 10 pontos designados.
“Todos os nossos policiais militares estão sendo empregados. Dispensamos qualquer tipo de afastamento para garantir que 100% do efetivo esteja disponível à população de Sorocaba, trabalhando pela segurança dos eleitores”, enfatizou Gomes.
A operação contará com 43 viaturas e 18 motocicletas, totalizando 61 veículos que estarão nas ruas. Além da Polícia Militar, a ação será integrada com a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícias Ambiental, Civil e Rodoviária, além do Poder Judiciário e do Ministério Público Eleitoral.
Entre as atribuições dos agentes, está a fiscalização de crimes eleitorais, que incluem desde o uso de alto-falantes para promoção de comícios até a coação eleitoral e a tentativa de violar o sigilo do voto. O coronel destacou que é essencial que a população tenha um ambiente seguro para exercer seu direito de voto.
Além das medidas de segurança para o dia das eleições, a Operação Impacto Liberdade também está em vigor antes do pleito, visando garantir a segurança de candidatos e eleitores durante a campanha eleitoral.