A partir do próximo domingo (1º), o público poderá conferir a exposição “Um Pouco de Mim”, do artista plástico e vereador de Araçoiaba da Serra, Leandro Portella, no Pátio Cianê Shopping, no Centro de Sorocaba. Gratuita e aberta ao público, a mostra ficará no Bloco B, Piso 1, até o dia 31 de dezembro.
Com 20 obras em acrílico sobre tela, a exposição reflete a trajetória de superação de Portella, que se tornou tetraplégico aos 17 anos. Após um acidente em 1999, durante uma viagem de férias em Ubatuba, ele perdeu quase todos os movimentos ao quebrar o pescoço em um banco de areia. Desde então, o artista utiliza a boca para segurar o pincel e dar vida às suas criações.
Além de sua carreira como artista, Leandro também atua na política como vereador em Araçoiaba da Serra, onde tem se dedicado a representar a população e defender causas ligadas à inclusão e acessibilidade. Para ele, a arte e a política são formas complementares de contribuir para a sociedade. “Minha história poderia ser apenas inspiradora, mas talvez seja mais do que isso. Mostra que viver vale muito a pena, mesmo quando a vida me desafia todos os dias”, afirma.
A exposição estará aberta de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, ao lado do Terminal Santo Antônio, no Centro de Sorocaba.
Uma reflexão sobre a inclusão
A realização da exposição coincide com a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no dia 3 de dezembro. Proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, a data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência, promovendo a inclusão, a igualdade de oportunidades e a celebração de conquistas individuais e coletivas.
Eventos como “Um Pouco de Mim” reforçam a importância da valorização do potencial das pessoas com deficiência e trazem à tona discussões sobre acessibilidade, inclusão e superação, incentivando a construção de uma sociedade mais equitativa e sensível às diferenças.