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A Prefeitura de Sorocaba oficializou, nesta terça-feira (3), o início das obras de construção da nova Rodoviária, em área localizada na altura do quilômetro 106 da Rodovia Raposo Tavares, no bairro Reserva Parque Fazenda Imperial, Zona Oeste da cidade. A obra tem prazo de 12 meses, ou seja, com previsão de entrega do empreendimento até o fim de 2025.
As obras estão a cargo do Consórcio TMS Increte Pisos, vencedor de licitação pública, e estão orçadas em R$ 55,9 milhões, custeadas por meio de dotação orçamentária prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA), com recursos de financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF).
O empreendimento, em uma área total de 38.240,70 metros quadrados na Avenida Doutor José Bella Netto, terá cinco pavimentos e área construída de 20.262,40 metros quadrados. O espaço incluirá centro comercial com praça de alimentação, terminal de ônibus urbano, terraço, jardins, estacionamentos, entre outros espaços destinados ao público. Serão 18 plataformas de embarque, contra oito existentes na atual Rodoviária da cidade.
“É um projeto inovador, transformador e audacioso, e que também vai impulsionar o comércio em uma região da cidade com enorme potencial de desenvolvimento. O sorocabano terá à disposição um empreendimento com serviço em linha com o que existe de mais avançado nesse segmento, para ser atendido com mais conforto, comodidade, eficiência e toda segurança”, apontou o prefeito Rodrigo Manga, durante entrevista coletiva à imprensa.
O Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), órgão ligado à Secretaria de Administração (Sead), é o responsável pelo processo de licitação e por gerenciar todo contrato de construção da nova Rodoviária, inclusive o cumprimento da garantia, por um prazo de cinco anos, a partir da data da entrega.
A preparação do terreno onde será a nova rodoviária já começou. São executados os trabalhos de limpeza da área e de início da terraplanagem, que devem prosseguir por ao menos 60 dias, incluindo nivelamento de solo e aterramentos. “A previsão é que as obras gerem cerca de 1.500 empregos, sendo que outros mil são esperados depois de a nova rodoviária começar a operar”, aponta a superintendente do CADI, Jéssica Pedrosa, também durante a coletiva.
Segundo o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, a Nova Rodoviária será integrada plenamente ao sistema de transporte coletivo da cidade, incluindo os corredores do BRT, táxis e vans, por exemplo. “Mais do que expandir a quantidade de viagens no transporte intermunicipal em Sorocaba, a Zona Oeste ganhará em nova infraestrutura viária e desafogará o trânsito na região central. Inclusive, o Governo do Estado já estuda construir uma ligação entre a Rodovia Emerenciano Prestes de Barros, na Zona Norte, com a Rodovia Raposo Tavares”, completou.
Outra novidade anunciada é que está em fase de estudo a possibilidade de realizar concessão para operação e gestão da nova rodoviária. O objetivo principal seria a geração de receita para o município, via taxas de concessão, royalties ou aluguéis, que poderão ser reinvestidos em melhorias para a cidade, além de redução dos custos de manutenção e valorização e melhoria contínua do equipamento, mais geração de empregos e incentivo ao desenvolvimento econômico local.
Sorocaba Tem Pressa e atual rodoviária
A nova Rodoviária integra as obras do “Sorocaba Tem Pressa”, um programa municipal de mobilidade urbana colocado em prática desde 2021 e que trouxe agilidade às iniciativas em andamento no município e iniciou novos projetos. Ela consta no Plano de Governo da atual Administração Municipal e é considerada uma das principais demandas esperadas pela população, há décadas.
A concepção e definição de local da nova Rodoviária visam substituir a atual unidade em operação, localizada no Jardim Vergueiro e datada da década de 1970 e cujas instalações são consideradas obsoletas e desatualizadas, diante dos atuais padrões de mobilidade e integração dos sistemas de transportes. A localização, na região central da cidade, também é fator que se mostra inadequado para as necessidades atuais de acessos, deslocamentos, estacionamento, entre outros. No local operam 20 empresas, 170 ônibus, onde são atendidas cerca de 68 mil pessoas por mês.
“A nova rodoviária será um marco no transporte em Sorocaba. Em área, será oito vezes maior que atual, que foi tão bem utilizada nos últimos anos, mas que atualmente não tem estrutura que comporte atender uma cidade do porte de Sorocaba de maneira eficiente às necessidades dos usuários. Aliás, estamos com um projeto em desenvolvimento para analisar a viabilidade de instalar um Centro de Diagnósticos, na área da saúde, nesse prédio”, acrescentou o prefeito.
Também marcaram presença na entrevista coletiva, o vice-prefeito Fernando Martins da Costa; os secretários municipal Darwin de Almeida Roda (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim) e Lucas Pedrozo (Comunicação –Secom), além do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto, dos vereadores João Donizete Silvestre, Fábio Simoa e Cristiano Passo. O Consórcio TMS Increte Pisos esteve representado por Márcio Dib e Fábio Araújo.