Três estabelecimentos foram interditados temporariamente durante mais uma etapa da Operação Ferro-Velho realizada pela Prefeitura de Sorocaba. A ação ocorreu entre a noite de sábado (20) e a manhã desta quinta-feira (25), com o objetivo de fiscalizar o funcionamento de comércios do setor e combater possíveis práticas irregulares, como a receptação de materiais sem procedência ou oriundos de furtos.
Ao todo, cinco estabelecimentos foram vistoriados. Segundo a administração municipal, os locais interditados só poderão retomar as atividades após regularizarem a situação administrativa junto aos órgãos competentes.
A operação foi coordenada pelo Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da equipe de Zoonoses, vinculada à Secretaria da Saúde (SES).
Durante a fiscalização realizada na manhã desta quinta-feira, dois estabelecimentos, localizados no Jardim Imperatriz, na Zona Norte, e na Vila Isabel, na Zona Leste, foram autuados por não possuírem câmeras e sistema de monitoramento. Os proprietários também foram notificados pela falta de alvará de funcionamento e receberam determinação para encerrar as atividades até a regularização da documentação.
Outro comércio localizado no Jardim Maria Antônia Prado, também na Zona Norte, estava fechado no momento da vistoria.
Já na ação realizada na noite de sábado, um estabelecimento na Vila Haro, na Zona Leste, foi notificado pela ausência de alvará de funcionamento e recebeu ordem para interromper as atividades até a regularização. Outro ponto fiscalizado, na Vila Isabel, encontrava-se fechado.
De acordo com a Seplan, as fiscalizações em ferros-velhos têm sido intensificadas no município. Em 2025, foram realizadas 229 inspeções, resultando em 92 interdições temporárias. Já em 2026, até o momento, 58 estabelecimentos foram fiscalizados e 25 interditados.
A Prefeitura reforça que denúncias relacionadas a irregularidades podem ser encaminhadas por meio dos canais oficiais de atendimento do município, incluindo a Ouvidoria Geral, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.