Região de Sorocaba enfrentará aumento expressivo no número de pedágios

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A região de Sorocaba está prestes a vivenciar uma transformação significativa em sua malha viária com a implantação de 18 novos pedágios, elevando o total para 23 pontos de cobrança. Essa mudança ocorre no contexto da concessão de aproximadamente 460 quilômetros de rodovias estaduais à iniciativa privada, um projeto que, embora prometa investimentos em infraestrutura, suscita preocupações legítimas entre os moradores e usuários frequentes dessas vias.

Novos pontos de pedágio na região de Sorocaba

Os trechos específicos que receberão os novos pedágios são:

  • Rodovia Castello Branco (SP-280):
    • Km 59,9 – São Roque
    • Km 74,9 – Itu (pedágio já existente)
  • Rodovia Senador José Ermírio de Moraes – Castelinho (SP-075):
    • Km 3,2 – Sorocaba
    • Km 12,5 – Sorocaba (pedágio já existente)
  • Rodovia Celso Charuri (SP-091):
    • Km 4,1 – Sorocaba
  • Rodovia Raposo Tavares (SP-270):
    • Km 39 – Vargem Grande Paulista
    • Km 47,6 – São Roque (pedágio já existente)
    • Km 58,1 – São Roque
    • Km 72,3 – Alumínio (pedágio já existente)
    • Km 86 – Sorocaba
    • Km 95,1 – Sorocaba
    • Km 101,3 – Sorocaba
    • Km 111,8 – Araçoiaba da Serra (pedágio já existente)
  • Rodovia Santos Dumont (SP-79):
    • Km 107,9 – Piedade
    • Km 138,2 – Tapiraí
    • Km 183,2 – Juquiá
  • Rodovia João Leme dos Santos (SP-264):
    • Km 111,6 – Salto de Pirapora
  • Rodovia Francisco José Ayub (SP-264):
    • Km 130,6 – Pilar do Sul
  • Rodovia Sebastião Camargo Penteado (SP-250):
    • Km 162,8 – Capão Bonito
  • Rodovia Nestor Fogaça (SP-250):
    • Km 122,9 – Pilar do Sul
  • Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250):
    • Km 91,5 – Piedade
    • Km 56,1 – Ibiúna
  • Rodovia Lívio Tagliassachi (SPA-053/280):
    • Km 5,8 – São Roque

Os trechos marcados como “pedágio já existente” referem-se a pontos de cobrança que já operam atualmente.

Preocupações e impactos para os moradores locais

A instalação desses novos pedágios tem gerado apreensão entre os residentes das áreas afetadas. Em Salto de Pirapora, por exemplo, moradores expressam inquietação com a cobrança prevista no km 111,6 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), próximo ao retorno da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Muitos habitantes utilizam esse trecho para deslocamentos curtos dentro do município, tornando a cobrança de pedágio uma carga financeira adicional injusta para viagens cotidianas.

Descontos e medidas mitigadoras

O governo estadual anunciou a implementação do Desconto de Usuário Frequente (DUF) como forma de amenizar o impacto financeiro sobre os motoristas que utilizam regularmente as rodovias pedagiadas. Os descontos propostos são de 10% para aqueles que passam mais de 11 vezes no mês e de 20% para quem ultrapassa 21 passagens mensais. Além disso, usuários que adotarem o sistema de pagamento automático por meio de tags receberão um abatimento adicional de 5%.

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