Homem é detido em Araçoiaba da Serra por furto de energia elétrica

Getting your Trinity Audio player ready...

Um homem foi conduzido à Delegacia de Araçoiaba da Serra na tarde desta quinta-feira (24), acusado de realizar uma ligação irregular de energia elétrica em uma fábrica de pães e em quatro residências localizadas no centro da cidade. A ação foi fruto de uma operação de combate a fraudes e furtos de energia, realizada pela CPFL Piratininga em parceria com a Polícia Civil.

De acordo com a distribuidora de energia, as equipes responsáveis realizaram uma inspeção no centro de Araçoiaba da Serra e encontraram as conexões clandestinas nos locais mencionados. O proprietário da fábrica de pães e das residências foi levado até a delegacia para prestar esclarecimentos sobre o caso.

A CPFL Piratininga afirmou que todas as medições de consumo de energia foram regularizadas e que os cálculos sobre a quantidade de energia desviada serão realizados em breve. Os valores referentes ao consumo irregular serão cobrados dos responsáveis pelas fraudes. Além disso, a concessionária informou que as inspeções têm o objetivo de combater as ligações clandestinas e as manipulações nos medidores de energia.

Em nota divulgada, a CPFL destacou os riscos associados ao furto de energia, alertando sobre a sobrecarga nas redes elétricas, que pode causar interrupções no fornecimento e deixar o sistema vulnerável. A empresa também ressaltou os perigos de choques elétricos, que podem ocorrer devido à instalação irregular. A CPFL lembrou ainda que fraudar ou furtar energia é um crime previsto no Código Penal, com pena de detenção de um a quatro anos.

A concessionária também explicou que, além da multa aplicada aos infratores, os valores referentes ao período de furto de energia serão cobrados, impactando diretamente o responsável pela fraude. O crime de furto de energia tem repercussões além dos envolvidos, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados por “perdas comerciais” para todos os consumidores, durante as revisões tarifárias, encarecendo as tarifas para a população em geral.

As ações de fiscalização e combate a fraudes e furtos de energia têm sido intensificadas, a fim de garantir a segurança e o bom funcionamento do sistema elétrico, além de coibir práticas que afetam diretamente a população e sobrecarregam a rede elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *