Balão pega fogo e cai em Santa Catarina, deixando oito mortos e 13 feridos

Um trágico acidente marcou a manhã deste sábado (21) na cidade de Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina. Um balão de ar quente, que realizava um passeio turístico com 21 pessoas a bordo, pegou fogo em pleno voo e caiu, resultando na morte de oito passageiros. Outras 13 pessoas sobreviveram e foram socorridas com ferimentos de diferentes gravidades.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, os sobreviventes foram encaminhados a hospitais da região e estão sendo avaliados por equipes médicas. O estado de saúde das vítimas não foi detalhado até o momento. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participaram do resgate.

Imagens que circularam nas redes sociais mostram o momento em que a lona do balão se incendeia ainda no ar, antes de o cesto se desprender e despencar de uma altura considerável. A queda ocorreu próxima a uma área de mata e nas imediações de uma unidade de saúde do município, o que facilitou o atendimento inicial.

A Prefeitura de Praia Grande divulgou nota lamentando o ocorrido e se solidarizando com as famílias das vítimas. “Equipes municipais foram mobilizadas para prestar atendimento e colaborar com a apuração dos fatos”, afirmou a administração.

Conhecida como “capital dos cânions” e também como a “capital do balonismo”, Praia Grande atrai turistas de todo o país interessados nos passeios de balão que oferecem vistas deslumbrantes dos Aparados da Serra. O acidente reacende o debate sobre a segurança das atividades turísticas envolvendo balões, especialmente após outro episódio recente: no último domingo, uma mulher morreu após a queda de um balão em Capela do Alto, no interior de São Paulo. O piloto da ocasião foi preso por imperícia, após tentar pousos em locais inadequados.

Em Santa Catarina, a Polícia Civil já abriu investigação para apurar as causas do incêndio e da queda. A Polícia Científica também atua no local, coletando provas e evidências técnicas. Em nota nas redes sociais, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Ulisses Gabriel, classificou o dia como de luto e reforçou que todas as forças de segurança estão mobilizadas para esclarecer o que aconteceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *