Alysson Alessandro reforça transparência e fiscalização como presidente da Câmara de Iperó

Creditos: Vereador Alysson - Arquivo pessoal

O vereador Alysson Alessandro de Barros (Podemos), atual presidente da Câmara Municipal de Iperó, concedeu entrevista ao Jornal Expresso para a edição inaugural na cidade. Em suas respostas, ele destacou os avanços obtidos desde o início da legislatura, as prioridades da Casa, a relação com o Executivo, além de defender a importância da participação popular e da imprensa no fortalecimento da democracia.

Segundo Alysson, a principal missão do Legislativo sob sua presidência é ser a voz da população, atuando com responsabilidade, transparência e comprometimento com o interesse público. “No que diz respeito à prioridade da Câmara Municipal, esclarece-se que seja atuar como a voz da população, cumprindo com as atribuições e competências legal e regimentalmente previstas, garantindo-se a representatividade dos cidadãos e a fiscalização efetiva em prol do desenvolvimento e do bem-estar dos munícipes”, afirmou.

Ao fazer um balanço dos trabalhos realizados pela atual Mesa Diretora, o presidente destaca que a gestão tem priorizado a eficiência na condução dos trabalhos legislativos e administrativos. “Destaca-se o enfoque na direção dos trabalhos com prioridade à eficiência e transparência, com cumprimento das atribuições legais e regimentalmente previstas, dentre as quais: propositura de projetos de lei que visem ao desenvolvimento local; gestão administrativa e financeira da Câmara, com foco na economicidade; e o controle fiscalizatório.”

A respeito da relação entre os Poderes, Alysson ressalta que o diálogo tem ocorrido de forma construtiva, sem que haja interferência de um sobre o outro. “Quanto à relação entre o Poder Executivo e Legislativo, o mesmo pauta-se pela independência e harmonia, mantendo-se o diálogo respeitoso e construtivo, de forma a se garantir que as políticas públicas sejam efetivadas de maneira eficaz.”

Sobre a participação da população nas sessões, o vereador reconhece que a presença física ainda oscila, mas reforça a importância das transmissões on-line como forma de ampliar o acesso. “Presencialmente, a quantidade tende a variar de acordo com a matéria em pauta, sendo que contamos também com a transmissão on-line das sessões, o que facilita o acesso de acompanhamento, independentemente do local em que esteja.”

Em relação às matérias em tramitação, Alysson apresentou números expressivos. “Em 2025, tramitaram/tramitam na Casa 23 projetos de lei de iniciativa do Poder Executivo, e 48 do Poder Legislativo, além de 9 projetos de resolução e 17 de decretos legislativos. Os projetos aprovados visam, direta ou indiretamente, melhorias concretas para o Município. Neste ano, destacam-se a aprovação dos projetos de lei que versam sobre direitos e benefícios a Servidores do Executivo e do Legislativo, de direitos sociais e educacionais.”

Entre as ações de destaque do atual mandato, ele citou o Parlamento Jovem e a adesão pioneira ao Programa BEEM, do Governo do Estado. “Podemos citar: a criação do Parlamento Jovem, através de lei de autoria do Poder Legislativo, visando à formação crítica, política e cidadã dos jovens, propiciando experienciar o debate sobre questões locais, econômicas e sociais; e a pioneira adesão de uma Câmara ao Programa BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio), do Governo de SP, que oferta a estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual a oportunidade de realizar estágios remunerados pelo Governo do Estado. A ação visa contribuir no combate à evasão escolar, bem como no desenvolvimento de competências para ampliação das chances de inserção no mercado de trabalho.”

Por fim, Alysson comentou a chegada do Jornal Expresso à cidade e ressaltou a importância da imprensa local. “Tem-se que seja um importante instrumento para fortalecimento da democracia, sendo a informação imparcial, precisa e de qualidade, uma das bases de formação crítica da população.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *