Com o objetivo de conscientizar a população sobre as diferentes formas de violência contra a mulher e estimular a prevenção, o enfrentamento e a construção de uma cultura pautada no respeito e na igualdade, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Iperó realizou, na última quarta-feira (27), o IV Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
O evento, que ocorreu no Polo Cultural, reuniu mais de 90 participantes e contou com uma programação diversificada, incluindo exposições de trabalhos realizados, apresentações culturais, show musical e, principalmente, mesas de debate sobre temas relevantes à causa. Entre os assuntos abordados estiveram o fluxo de atendimento da rede de proteção, dados do CREAS Centro e do CREAS George Oetterer, além de relatos sobre o atendimento prestado às mulheres em situação de violência.
O fórum também trouxe à discussão o impacto do atravessamento racial na violência contra a mulher, as questões jurídicas relacionadas ao tema e a atuação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) nas políticas públicas de proteção e prevenção.
A iniciativa integra as ações da campanha Agosto Lilás, movimento nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, que ocorre todos os anos em agosto. A campanha busca divulgar a Lei Maria da Penha, que em 2025 completa 19 anos, fortalecer a rede de proteção e apoio às vítimas e ampliar as ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero.