A equipe de Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Araçoiaba da Serra, em parceria com a Polícia Civil, realizou nesta quarta-feira (16) uma operação contra o tráfico de animais silvestres no bairro Araçoiabinha.
Durante a ação, os agentes localizaram dezenas de animais, em sua maioria aves. No quintal da residência vistoriada estavam escondidos 10 pássaros, 10 papagaios-verdadeiros e 10 araras-canindé, todos filhotes. Já dentro do imóvel, os fiscais encontraram mais animais silvestres escondidos em um guarda-roupa e embaixo da cama do suspeito. No local também foram apreendidas armadilhas de caça e baús de motocicletas, usados para transportar os animais até compradores e outros traficantes. Entre os animais, chamou atenção até mesmo a presença de uma aranha-caranguejeira.
Segundo os biólogos da Prefeitura, três das aves apreendidas pertencem a espécies criticamente ameaçadas de extinção. O chefe de Fiscalização Ambiental, biólogo Paulo Yamaguchi, informou que todos os animais foram avaliados por veterinários e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). No local, receberão cuidados até estarem aptos para a reabilitação e futura soltura na natureza.
O infrator foi multado em mais de R$ 25 mil e conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.