A Polícia Civil de São Roque investiga uma denúncia de abuso sexual contra uma criança de 5 anos em uma escola municipal da cidade. O caso teria ocorrido na última quarta-feira (8), durante uma festa em comemoração ao Dia das Crianças. A Prefeitura informou ter instaurado uma sindicância para apurar os fatos e reforçou que o acusado não é servidor público.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima contou à mãe que, ao ir ao banheiro durante o evento, foi abordada por um homem que tocou em suas partes íntimas. A mulher levou o filho para atendimento médico, mas relatou dificuldades em conseguir o acolhimento adequado na unidade de saúde local, sendo posteriormente encaminhada à Santa Casa da cidade.
O relato da criança também indica que o agressor já havia sido visto outras vezes na escola, sempre durante festas e eventos. Segundo a mãe, o homem não faz parte do quadro de funcionários e aparece apenas em ocasiões específicas.
Em nota, a Prefeitura de São Roque declarou ter recebido “estarrecida” a denúncia e afirmou que determinou a abertura imediata de sindicância para apurar o caso. “A Administração Municipal não medirá esforços até o total esclarecimento dos fatos, reafirmando o compromisso com a proteção e segurança dos alunos”, diz o texto oficial.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que o caso está sob responsabilidade da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Roque, que realiza diligências para identificar o autor e reunir provas.
Além do episódio em São Roque, outro caso de abuso sexual dentro de uma escola municipal foi registrado recentemente em Sorocaba. A denúncia foi feita pela mãe de um aluno de 9 anos com deficiência, que afirmou ter sido tocado por um cuidador terceirizado. Assim como em São Roque, o caso é investigado pela DDM.