A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (22) a Operação Veterano, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa transnacional envolvida no tráfico internacional de drogas e armas. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão em diferentes estados do país, incluindo a cidade de Ibiúna, na Região Metropolitana de Sorocaba.
Os mandados foram executados também em Mundo Novo, Itaquiraí, Eldorado e Sete Quedas (MS); Santana do Parnaíba, Barueri, Vinhedo, Franca, Ribeirão Preto e São Paulo (capital); Cascavel e Catanduvas (PR); Serra (ES); e Jaboatão dos Guararapes e Recife (PE).
A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de dezenas de imóveis, entre eles bens de alto padrão e veículos pertencentes aos investigados.
De acordo com a PF, o grupo criminoso era responsável por movimentar grandes quantidades de drogas e armas oriundas do Paraguai e da Bolívia, distribuídas para diversos estados brasileiros. Durante a investigação que antecedeu a operação, foram apreendidas mais de 13 toneladas de entorpecentes relacionados à quadrilha.
Os suspeitos poderão responder por tráfico internacional de drogas e armas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
