A formação de um ciclone extratropical no Sul do país deve provocar uma mudança brusca no clima em todo o Estado de São Paulo entre terça e quinta-feira. A Defesa Civil estadual emitiu alerta para tempestades, rajadas de vento muito fortes e possibilidade de granizo em diversas regiões paulistas, incluindo Sorocaba e cidades do interior.
Entre terça e quinta, o sistema atmosférico avança do Sul em direção ao Sudeste e cria condições para chuva volumosa, ventos intensos e risco elevado de ocorrências como alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Segundo a Defesa Civil, a terça-feira será marcada por chuva forte em praticamente todo o estado, com acumulados maiores nas regiões que fazem divisa com o Paraná, no centro do estado e na faixa leste, que engloba o litoral e áreas metropolitanas. Em Sorocaba, o ClimaTempo indica 85 por cento de chance de precipitação e risco de ventanias.
A combinação de solo encharcado e chuva persistente aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis.
Na quarta-feira, o vento passa a ser o maior alerta. Em Sorocaba, as rajadas devem variar de 22 a 49 quilômetros por hora ao longo do dia. Na faixa leste, as rajadas podem ultrapassar os 90 quilômetros por hora, elevando o risco de quedas de galhos, árvores e estruturas frágeis. No interior, onde inclui Presidente Prudente, Marília, Bauru e Itapetininga, também há previsão de fortes rajadas.
A partir de quinta-feira, o ciclone começa a perder força e se afastar, reduzindo o risco de temporais, mas ainda com possibilidade de ventos isolados.
A Defesa Civil classificou os acumulados de chuva da seguinte forma durante o período do alerta:
Muito alto
Serra da Mantiqueira
Alto
Vale do Ribeira
Regiões de Itapeva, Campinas e Sorocaba
Litoral Norte e Baixada Santista
Regiões de São José dos Campos, Presidente Prudente, Marília, Bauru e Araraquara
Região Metropolitana da Capital
Médio
Regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Franca, Barretos e Ribeirão Preto
Para acelerar as respostas a possíveis ocorrências, o governo estadual ativará um gabinete de crise a partir das 8 horas desta terça. Participam representantes das concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros, DER, Sabesp, Artesp, Arsesp e equipes da própria Defesa Civil.
Orientações à população
Evitar áreas arborizadas durante ventos fortes
Recolher ou prender objetos que possam ser arremessados
Não atravessar áreas alagadas ou com enxurrada
Ficar atento a sinais de deslizamentos, como rachaduras e água barrenta descendo encostas
Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
