Com balanço positivo à frente da Sintea, Vinicius Aith retorna ao mandato de vereador

A 5ª Sessão Ordinária de 2026 foi marcada pelo retorno do então secretário da Inclusão e Transtorno do Espectro Autista (Sintea), Vinicius Aith (Republicanos), ao seu segundo mandato de vereador. O parlamentar havia sido nomeado como secretário no dia 11 de janeiro de 2025, tendo ficado à frente da importante pasta do Executivo durante o período em que ficou licenciado. Apenas no primeiro semestre da gestão, mais de 300 atendimentos foram realizados pela Sintea, que alcançou a marca de 600 pessoas impactadas entre acolhimentos e eventos realizados.

Mais de 700 pessoas que aguardavam a investigação do transtorno foram beneficiadas com a maior agilidade no processo. “Entramos em tratativas com a Secretaria de Saúde para uma licitação que irá zerar essa fila de espera em Sorocaba. Hoje as pessoas com deficiência possuem um norte, elas têm onde procurar amparo nessa situação”, afirmou o vereador.

Dentre os feitos da secretaria está também a readequação total dos planos de trabalhos das associações do terceiro setor, evitando a perda de emendas parlamentares, recursos esses vitais para o funcionamento e atendimento de portadores não somente de Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas igualmente de outras condições, bem como suas famílias. A Cidade do Autista, iniciativa pioneira que prevê a implantação de um complexo de referência voltado ao atendimento, acolhimento e desenvolvimento de pessoas com TEA, já teve seu projeto aprovado pela Prefeitura e avança nas tratativas para sua implementação.

Eventos focados na inclusão de PCDs também são destaque, com parcerias com circos, PicTea, KartTerapia, entre outros. Já em julho de 2025, através de parceria com o Poder Legislativo, foi realizado o 1º Fórum sobre Neurodiversidade, que foi dividido entre quatro blocos temáticos e contou com a participação on-line e presencial de diversos especialistas, discutindo propostas voltadas à inclusão no âmbito do município. Vinicius Aith, agora retomando os trabalhos parlamentares, promete a combatividade e fiscalização de sempre, mantendo o diálogo ininterrupto com a população.