Chuvas intensas em Sorocaba causam transbordamento do Rio Sorocaba e alagamentos generalizados

Imagem - Divulgação G1 Sorocaba
Getting your Trinity Audio player ready...

A forte chuva que atingiu Sorocaba entre a noite de quinta-feira (7) e a madrugada de sexta-feira (8) causou o transbordamento do Rio Sorocaba e diversos alagamentos, gerando sérios transtornos para a população. A avenida Dom Aguirre, uma das principais vias da cidade, foi interditada em ambos os sentidos devido ao aumento do nível do rio, que chegou a ultrapassar 2,30 metros acima do normal. O trânsito precisou ser desviado, afetando a circulação no centro e em várias outras áreas da cidade.

Conforme informado pela Prefeitura de Sorocaba e pela Defesa Civil, foram registrados 99 mm de chuva nas últimas 24 horas, acumulando 235 mm nos últimos três dias, um valor expressivo considerando a média histórica para o mês de novembro, que é de 140 mm. As fortes chuvas atingiram também bairros residenciais, como Jardim Marly, Jardim Itapemirim, Vila Assis e Vila Rica, onde o transbordamento de córregos resultou em alagamentos de imóveis. Cerca de 40 pessoas ficaram desabrigadas e foram temporariamente realocadas para o Centro Educacional Infantil Issa Latuf, localizado no bairro Jardim Sandra.

Além dos alagamentos, a cidade sofreu com quedas de árvores em locais como o Jardim Pelegrino e a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, enquanto enxurradas impactaram avenidas como Armando Panunzio, Itavuvu e Ipanema. A Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria de Segurança Urbana e a Guarda Civil Metropolitana, está monitorando a situação e tomando providências para mitigar os impactos das chuvas.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e do Saae/Sorocaba foram mobilizadas para realizar a limpeza de vias e desobstrução da rede de drenagem, além de identificar áreas que precisam de intervenções urgentes. As Casas do Cidadão Nogueira Padilha e Ipiranga foram abertas para acolher famílias desalojadas, e a Secretaria da Cidadania está contabilizando o número de pessoas que necessitam de apoio.

Os serviços de emergência, como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, permanecem em alerta para atender a população. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199, Corpo de Bombeiros no 193, ou pelo WhatsApp (15) 99198-3049.

A Prefeitura reforça a importância de evitar deslocamentos em áreas alagadas e seguir orientações de segurança, como manter distância de objetos metálicos durante tempestades e não tentar atravessar áreas de enxurrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *