O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou uma série de investimentos em Itapetininga, que prometem transformar a infraestrutura da cidade e melhorar o acesso à saúde, transporte e segurança pública na região. As novidades foram reveladas durante um evento nesta terça-feira (12), em que o governador também entregou casas populares do programa Casa Paulista.
Um Aeroporto para o Sudoeste Paulista
Com previsão de inauguração em 2026, o novo aeroporto de Itapetininga é um dos marcos desse projeto ambicioso. Segundo o governador, o estado contribuirá com uma quantia entre R$ 20 e R$ 30 milhões e doará um terreno estratégico, próximo ao Instituto Florestal, para a construção. O aeroporto atenderá uma carência de infraestrutura aeroportuária na região sudoeste do estado, facilitando o transporte e atraindo potenciais investimentos. “A ideia inicial era que o município realizasse a obra sozinho, mas entendemos que a parceria do estado ajudará a acelerar o projeto”, explicou Tarcísio.
Para o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, o aeroporto é uma conquista significativa para a cidade, que já contava com o projeto aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Brun destacou a importância do apoio estadual, que assegura a viabilidade e rapidez na execução da obra.
Hospital Regional: Alívio para a Saúde Pública
Outra importante promessa para a cidade é o Hospital Regional do Alto do Paranapanema, que atenderá 13 municípios vizinhos e beneficiará cerca de 750 mil habitantes. O investimento, que alcança quase R$ 295 milhões, será aplicado na construção de uma unidade hospitalar de média e alta complexidade, com 246 leitos, incluindo UTI adulto e neonatal, oncologia e uma farmácia ambulatorial. Previsto para começar a funcionar também em 2026, o hospital busca mitigar a falta de leitos e melhorar o atendimento especializado na região. Segundo o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, o novo hospital é uma resposta à antiga demanda da população local por mais vagas e serviços de saúde.
Combate ao Crime Organizado: Um Novo Ponto de Vista
Além dos avanços em infraestrutura e saúde, Tarcísio de Freitas abordou a segurança pública e defendeu medidas rigorosas para enfrentar as facções criminosas. Ele sugeriu que grupos como o Primeiro Comando da Capital (PCC) sejam tratados como organizações terroristas, o que abriria espaço para o endurecimento das leis e restrições mais severas contra seus membros. A fala surge após a recente investigação da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que resultou no afastamento de policiais militares suspeitos de envolvimento em crimes associados à facção.
Para Tarcísio, o combate ao crime organizado exige a integração entre diferentes órgãos governamentais, como a Receita Federal e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), especialmente no enfrentamento ao tráfico e lavagem de dinheiro. “Estamos lidando com organizações que minam a competitividade no setor de combustíveis e usinas de etanol. Essas ações comprometem diretamente empresas que operam de forma legal e afetam o mercado local”, afirmou.
O aeroporto de Itapetininga anunciado pelo governador. Considerações:
Os próximos 07 anos, a frota nas aéreas brasileiras será composta em 85% de aeronaves com capacidade entre 170 a 230 passageiros e seus equivalentes de carga.
Poucas cidades perceberam o viés e a necessidade de adequar rapidamente sua infraestrutura aeroportuária para receber essas aeronaves de maior capacidade.
Nenhum município deveria construir pistas abaixo do conceito brasileiro de PISTAS MÍNIMAS, recomendadas em comprimento, largura e resistência do piso PCN:
1-Pista Regional 1.600 x 30m + PCN31.
2-Pista Jato Regional 1.800 x 30m + PCN38.
3-Pista Jato Nacional 2.200 x 45m + PCN50.
Qualquer pista acima de 1.800m deve ter 45m de largura.