Governo Federal não enviará a vacina contra dengue para a Região Metropolitana de Sorocaba

Getting your Trinity Audio player ready...

O Ministério da Saúde (MinSaúde) anunciou a distribuição da vacina Qdenga (TAK-003) contra a dengue em 521 municípios de 16 estados e do Distrito Federal. No entanto, as regiões de Itapetininga, Sorocaba e Jundiaí, em São Paulo, não estão incluídas nessa primeira fase de distribuição.

A vacina, que protege contra quatro sorotipos da dengue, será aplicada prioritariamente em cidades consideradas endêmicas. Em São Paulo, 11 municípios da região do Alto Tietê receberão as primeiras doses. O registro da Qdenga foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março do ano passado.

Segundo o MinSaúde, o laboratório fabricante da vacina não tem capacidade para fornecer um grande volume de doses, resultando na escolha de regiões brasileiras prioritárias para a distribuição inicial. A primeira fase da vacinação será direcionada a pessoas com idades entre 10 e 14 anos.

Para receber as doses, as cidades precisam cumprir três critérios:

  1. Ser considerado município de grande porte, com mais de 100 mil habitantes;
  2. Ter registrado alta transmissão de dengue em 2023 e 2024;
  3. Apresentar maior circulação da variante DENV-2.

A primeira remessa da vacina, composta por aproximadamente 757 mil doses, chegou ao Brasil em 20 de janeiro. Outra remessa, contendo mais de 568 mil doses, está prevista para ser entregue em fevereiro.

O Ministério da Saúde adquiriu o total disponível para 2024, estimado em 5,2 milhões de doses, com a previsão de entregas ao longo do ano até dezembro. Para 2025, já foi contratado um adicional de 9 milhões de doses, conforme informado pelo Ministério.

Quanto aos municípios paulistas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirma estar alinhada com as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), garantindo que as cidades que receberam as vacinas atendem aos critérios estabelecidos.

Enquanto isso, em Sorocaba, uma pesquisa identificou que a vacina contra dengue está sendo oferecida em clínicas particulares por preços variados, entre R$ 380 e R$ 450, com a aplicação em duas doses, com um intervalo de 90 dias.

As clínicas particulares consultadas informam que a vacina está disponível para pessoas de quatro a 60 anos, sendo contraindicada para gestantes, lactantes e pessoas imunossuprimidas. A vacinação com a Qdenga pode ser realizada tanto por quem já teve dengue quanto por quem nunca foi infectado, com um intervalo de seis meses para aqueles que já tiveram a doença.

Até o momento, não há evidências de necessidade de reforço vacinal além das duas doses do esquema inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *