MPE determina retirada de vídeos de Manga por campanha antecipada

Getting your Trinity Audio player ready...

O Ministério Público Eleitoral (MPE) determinou que o prefeito e pré-candidato à reeleição em Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), remova pelo menos seis vídeos de suas redes sociais. Segundo a promotora de Justiça Helena Calado, os conteúdos configuram propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder político por uso indevido da máquina pública.

A decisão se baseia na presença de Manga em diversos vídeos, incluindo uma gravação recente onde ele aparece dentro de um ônibus no pátio da prefeitura. A promotora destaca que a frase repetida pelo pré-candidato em seus vídeos, “vamos juntos fazer desta cidade a melhor do Brasil para se viver”, pode ser interpretada como propaganda eleitoral antecipada.

A ação foi protocolada pelos partidos PT, PCdoB e PV, que questionaram o uso de recursos públicos para promoção pessoal de Manga. Em sua decisão, a promotora estipulou uma multa diária de R$ 50 mil em caso de não cumprimento da ordem, além de uma multa adicional de R$ 10 mil ao próprio Rodrigo Manga.

“A utilização da estrutura da administração pública em benefício de determinada candidatura configura abuso de poder político, conforme evidenciado nos autos”, afirmou a Dra. Helena Calado em sua decisão.

A remoção dos vídeos deve ocorrer imediatamente para evitar as penalidades impostas, ressaltando a importância de manter a equidade e transparência durante o processo eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *