O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (2) que forças militares norte-americanas dispararam contra uma embarcação vinda da Venezuela que transportava drogas. Segundo o mandatário, 11 pessoas morreram durante a ação.
A ofensiva ocorreu no sul do Caribe, em meio ao aumento das tensões entre Washington e Caracas. Nos últimos dias, os EUA reforçaram sua presença militar na região, enviando navios de guerra, um submarino e aeronaves de vigilância, sob o argumento de intensificar o combate ao narcotráfico.
Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que o barco, que levava 11 ocupantes, era ligado ao grupo criminoso Tren de Aragua. “O ataque ocorreu enquanto os terroristas estavam em águas internacionais transportando narcóticos ilegais com destino aos Estados Unidos. Todos os 11 terroristas foram mortos. Nenhuma tropa norte-americana foi ferida”, escreveu.
Trump ainda acusou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de comandar organizações de narcotráfico no país. “Que isso sirva de aviso a qualquer um que cogite trazer drogas para os Estados Unidos da América. Cuidado!”, alertou o republicano.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também se manifestou sobre o episódio em sua conta no X (antigo Twitter). Ele classificou a ação como um “ataque letal” contra uma embarcação de drogas que teria saído da Venezuela, operada por uma organização considerada narcoterrorista.