Getting your Trinity Audio player ready...
|
A vereadora Iara Bernardi (PT) entrou com pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar e apurar denúncias envolvendo a participação de funcionários da Prefeitura Municipal em vídeos, das redes sociais pessoais, do prefeito Rodrigo Manga.
Devido a matérias jornalísticas do portal G1 Sorocaba e TV TEM, a população tomou conhecimento de que quatro servidores públicos, com salários de até R$19 mil, são personagens frequentes dos vídeos do prefeito, que ficou reconhecido nacionalmente através das redes sociais por seus vídeos humorísticos, carregados de desinformação sobre a cidade de Sorocaba.
Dessa forma, a parlamentar Iara Bernardi busca apurar possíveis violações ao serviço público e ao orçamento municipal, causados por desvio de função; improbidade administrativa; promoção pessoal do prefeito e violação dos princípios constitucionais da impessoalidade, legalidade e moralidade.
Para que a CPI seja constituída, é necessária a assinatura de nove parlamentares. Até o momento, apenas quatro assinaram — Iara Bernardi (PT), Izídio de Brito (PT), Fernanda Garcia (PSOL) e Raul Marcelo (PSOL).
“Queremos saber os motivos do prefeito Rodrigo Manga usar o tempo dos servidores públicos municipais para gravar vídeos postados em sua própria rede, com muito sensacionalismo e desinformação sobre Sorocaba. Esses servidores, nas especificações de seus respectivos cargos, não têm a função de gravar ou aparecer em vídeos elaborados do prefeito. Isso pode ser desvio de função? É o que queremos saber esclarecendo essa história. A população merece transparência sobre as funções e os orçamentos públicos”.