Um incêndio de grandes proporções atinge desde a tarde desta sexta-feira (19) a Floresta Nacional de Ipanema (Flona), localizada entre Araçoiaba da Serra e Iperó, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O fogo, que começou por volta das 13h, se espalhou rapidamente pela vegetação e já dura mais de cinco horas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, diversas viaturas foram acionadas para o local, com apoio das Defesas Civis de Iperó e Araçoiaba da Serra, Polícia Militar Ambiental, brigadistas e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da Flona. Equipes da Marinha também foram mobilizadas para auxiliar no trabalho.
Fontes que atuam na floresta informaram que as chamas chegaram próximas às instalações do ICMBio e da sede operacional, o que aumenta a preocupação das autoridades. Apesar da gravidade, até o início da noite não havia registro de feridos.
A administração da Flona suspendeu todas as atividades de visitação por tempo indeterminado. Para apoiar o trabalho das equipes de combate, o Rotary e a Prefeitura de Araçoiaba da Serra iniciaram uma campanha de arrecadação de suprimentos. As doações podem ser entregues na clínica veterinária Zooti, na Estrada Fazenda Ipanema, em Araçoiaba.
A causa do incêndio ainda não foi confirmada. Entretanto, a Defesa Civil do Estado já havia emitido alerta para risco elevado de queimadas em São Paulo devido às condições climáticas adversas: sol forte, altas temperaturas e queda da umidade relativa do ar para níveis críticos, abaixo de 20% — muito inferiores aos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O alerta permanece até domingo (21), dentro da Operação SP Sem Fogo.
A Floresta Nacional de Ipanema é uma unidade de conservação de grande importância histórica e ambiental, reunindo características do Cerrado e da Mata Atlântica. Além de abrigar rica biodiversidade, o local preserva construções do primeiro empreendimento siderúrgico do Brasil, como a antiga Casa de Armas Brancas, onde eram produzidos pregos, lâminas e munições de ferro.