Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Civil de Sorocaba prendeu na terça-feira (11) um homem de 35 anos acusado de invadir e furtar armas, munições e drogas do 1º Distrito Policial (DP) da cidade. Segundo as autoridades, o criminoso não sabia que o imóvel era uma delegacia, pois seu alvo inicial era uma seguradora vizinha, localizada na Avenida Roberto Simonsen, no bairro Santa Rosália.
O crime aconteceu na madrugada de domingo (9). Conforme apurado pela Polícia Civil, o suspeito já possui 19 passagens criminais por roubo à mão armada e furto em Sorocaba, Votorantim e Indaiatuba. Ele foi localizado no Parque São Bento, na Zona Norte da cidade, em uma operação conjunta entre a Polícia Civil, a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Federal.
O furto teve início quando o ladrão tentou entrar na seguradora e não conseguiu. Em busca de outro alvo, invadiu uma obra ao lado, de onde separou diversas ferramentas para furtar. Na sequência, decidiu atacar o prédio vizinho, sem perceber que se tratava de uma delegacia. Utilizando um pé de cabra, arrombou a entrada do ar-condicionado e desativou o sistema de segurança. Ele conseguiu abrir o cofre da unidade, levando um arsenal que incluía 12 armas de cano curto (revólveres calibre .38 e pistolas), uma espingarda calibre 12, um fuzil e munições diversas, além de drogas apreendidas pela polícia.
A identificação do criminoso foi possível graças a imagens de câmeras de monitoramento, que flagraram seu veículo, um Ford Focus azul, na região. O rastreamento do trajeto do carro ajudou a localizá-lo. O homem foi preso em sua casa, onde foram recuperados os armamentos, as ferramentas furtadas da obra e roupas de marcas variadas, suspeitas de serem produtos de outros crimes.
O Delegado Seccional José Humberto Urban Filho ressaltou a rapidez da investigação e a cooperação entre as forças de segurança. “Era uma questão de honra. Em Sorocaba, a gente se conversa. Agradeço a todos que colaboraram para esclarecer esse crime”, disse Urban.
O suspeito foi levado ao 1º DP para prestar depoimento e teve a ocorrência registrada. Ele deve passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (12). A polícia segue investigando a possibilidade de participação de comparsas no crime. Além disso, perícias estão sendo realizadas no local da apreensão do carro e das armas.