A troca de cor das ciclovias em Sorocaba, anunciada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), passando do vermelho para o azul, tem gerado controvérsias na cidade. A mudança, realizada em abril de 2023 como parte de um projeto de revitalização das vias para ciclistas, está sob análise do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).
O promotor Orlando Bastos solicitou à Prefeitura de Sorocaba que explique os motivos da mudança de cor, concedendo um prazo de 30 dias para resposta. O pedido surgiu após uma reclamação feita pelo ex-deputado estadual Raul Marcelo (Psol) em janeiro deste ano, alegando que a cor azul adotada pode não estar em conformidade com as normas de trânsito e levantar questões sobre a segurança dos ciclistas.
Segundo o documento enviado ao MP-SP, há relatos de ciclistas insatisfeitos com a mudança, argumentando que a cor azul pode comprometer a visibilidade e identificação das ciclovias. Enquanto a prefeitura afirma que a alteração faz parte de medidas de manutenção, a comunidade e as autoridades aguardam esclarecimentos sobre a decisão.
A representação teve o prazo prorrogado por mais 90 dias. A partir daí, o promotor deverá decidir se arquiva o caso ou se abre inquérito para aprofundar a investigação. Até a última terça-feira (21), a Prefeitura de Sorocaba não havia oficializado a prestação de esclarecimentos ao MP sobre o assunto.