Operação desmantela fábrica clandestina de munições em São Roque

Uma operação conjunta do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Sorocaba, e da Polícia Militar resultou no desmantelamento de uma fábrica clandestina de munições em São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba, nesta sexta-feira (22). No local, foram apreendidas mais de 100 armas de fogo, milhares de munições e maquinários destinados à produção irregular.

A ação ocorreu em um sítio localizado na Vila Darcy, zona rural do município. Segundo o Gaeco, entre o material apreendido estão 65 armas longas e 45 armas curtas, incluindo pistolas, revólveres, espingardas, fuzis e até armas automáticas, além de carregadores e grande quantidade de munições. Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido em um imóvel na Vila Leopoldina, em São Paulo, onde também foram encontradas lunetas e munições.

O principal investigado é um engenheiro que possui registro de CAC (Colecionador, Atirador e Caçador). Apesar da autorização, apenas 49 armas tinham documentação regular. De acordo com o Ministério Público, as demais estavam em situação irregular, reforçando indícios de atividade criminosa. A estimativa é de que o arsenal apreendido ultrapasse o valor de R$ 2 milhões.

As autoridades apuram a ligação do investigado com facções criminosas e a possibilidade de fornecimento de armas para integrantes do crime organizado. O suspeito não estava nos endereços alvo da operação e, por isso, não foi preso em flagrante.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba. As investigações continuam para identificar se o engenheiro desviava, vendia ou alugava armamentos de forma ilegal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *