Operação Ferro-Velho interdita e autua estabelecimentos irregulares em Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba realizou, entre quinta-feira (12) e sexta-feira (13), mais uma etapa da “Operação Ferro-Velho”, com ações de fiscalização em diversos bairros da cidade. Ao todo, seis estabelecimentos foram vistoriados, resultando em duas interdições temporárias e uma autuação por reincidência, além de notificações administrativas.

A operação é conduzida pelo Setor de Fiscalização de Posturas, vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é combater irregularidades, coibir a receptação de materiais sem procedência e verificar denúncias envolvendo possíveis práticas criminosas ou infrações administrativas.

Na quinta-feira (12), dois ferros-velhos foram interditados temporariamente por funcionarem sem alvará, nos bairros Parque Manchester e Barcelona. Eles foram notificados e deverão permanecer fechados até que regularizem a situação. Um terceiro local vistoriado, no Jardim São Camilo, estava fechado no momento da visita.

Já na sexta-feira (13), mais três estabelecimentos foram fiscalizados. Um deles, também localizado no bairro Barcelona, foi autuado por reincidência na falta de alvará de funcionamento. Outro comércio da mesma região não apresentava irregularidades, e o terceiro ponto vistoriado, no Parque Manchester, já havia encerrado as atividades.

De acordo com a Prefeitura, o trabalho de fiscalização em ferros-velhos tem sido constante. Em 2024, foram vistoriados 190 estabelecimentos, com a emissão de cerca de 90 autos de infração, entre multas e notificações, e 15 interdições. Em 2025, até o momento, 118 ferros-velhos já foram fiscalizados, com 41 interdições temporárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *