Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um avião particular modelo Twin Commander 690D realizou um pouso de barriga na manhã desta segunda-feira (10) no Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz. Apesar do incidente, os quatro ocupantes da aeronave saíram ilesos.
A aeronave, prefixo PT-OQY e fabricada em 1985, decolou de Mandaguaçu, no Paraná, e enfrentou problemas técnicos no trem de pouso ao se aproximar do destino. O piloto foi obrigado a realizar um pouso forçado às 8h53. Durante a manobra, o avião arrastou a fuselagem por aproximadamente 500 metros na pista, o que resultou em vazamento de combustível e um princípio de incêndio, rapidamente controlado pelas equipes de emergência do aeroporto.
O avião permaneceu na pista por mais de duas horas, levando ao fechamento temporário das operações do aeroporto. A remoção da aeronave ocorreu por volta das 12h, quando a pista foi liberada.
O Twin Commander 690D é uma aeronave bimotor turbo-hélice com capacidade para até nove passageiros e peso máximo de decolagem de 4,8 mil kg. O avião pertence a João Noma, empresário do setor automobilístico e dono de uma concessionária da Toyota em Maringá. Ele adquiriu o modelo em 2011.
Histórico de incidentes
O Aeroporto de Sorocaba já havia registrado um incidente recente. No dia 23 de dezembro do ano passado, uma aeronave ficou presa na pista após o asfalto ceder, obrigando a interdição temporária do local. Em ambos os casos, não houve feridos.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as autoridades aeroportuárias vão investigar as causas do defeito no trem de pouso que levou ao incidente desta segunda-feira.