O Papa Leão XIV nomeou, nesta quinta-feira, 8 de janeiro de 2026, dom José Roberto Fortes Palau como novo arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba. A decisão do Vaticano transfere o religioso da Diocese de Limeira, onde exercia o ministério episcopal desde janeiro de 2020, para comandar a arquidiocese do interior paulista, que estava há cerca de dez meses em período de vacância.
Dom José Roberto, de 60 anos, passa a ser o sexto bispo e o quarto arcebispo da história da Arquidiocese de Sorocaba. A arquidiocese estava sem titular desde que dom Júlio Endi Akamine foi nomeado arcebispo de Belém do Pará.
A data da posse de dom José Roberto em Sorocaba ainda não foi divulgada oficialmente pela Santa Sé e deve ser anunciada nos próximos dias.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou uma mensagem de acolhida ao novo arcebispo. Em nota assinada pelo presidente da CNBB, dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo de Porto Alegre, a entidade afirmou receber com alegria a nomeação e desejou que Deus o abençoe e ilumine nesta nova missão. A mensagem também faz referência às palavras do Papa Leão XIV sobre o Jubileu, destacando a justiça e as obras de misericórdia, além de confiar o novo ministério à intercessão de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da Arquidiocese de Sorocaba.
Natural de Jacareí, no interior de São Paulo, dom José Roberto Fortes Palau nasceu em 9 de abril de 1965. Foi ordenado sacerdote em 6 de fevereiro de 1993 e incardinado na Diocese de São José dos Campos. Possui sólida formação acadêmica, sendo mestre em Teologia da Espiritualidade pelo Teresianum, em Roma, e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Ao longo de sua trajetória presbiteral, exerceu diversas funções, entre elas reitor do Seminário de Teologia de São José dos Campos, vigário geral, coordenador da Pastoral Presbiteral, diretor da Escola Diaconal, professor em instituições teológicas e pároco em diferentes comunidades.
Em 30 de abril de 2014, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo Papa Francisco, sendo ordenado bispo em 21 de junho do mesmo ano. Na capital paulista, atuou como vigário episcopal da Região Ipiranga.
Em novembro de 2019, foi nomeado bispo diocesano de Limeira, tomando posse em janeiro de 2020, na Catedral Nossa Senhora das Dores. Seu período à frente da diocese foi marcado por ações pastorais e administrativas junto ao clero e às comunidades locais.
Agora, dom José Roberto assume o desafio de conduzir a Arquidiocese de Sorocaba, uma das mais importantes do interior paulista, dando continuidade ao trabalho pastoral e à missão evangelizadora da Igreja na região.
