Pesquisa aponta que 73,7% culpam o Governo Lula pela alta dos preços nos supermercados

Getting your Trinity Audio player ready...

Em nova rodada de seu levantamento nacional, o instituto Paraná Pesquisas revelou que 73,7% dos brasileiros atribuem ao governo Lula (PT) o aumento dos preços nos supermercados desde a posse do presidente. O estudo foi realizado entre eleitores dos 26 Estados e do Distrito Federal e mostra um cenário de forte insatisfação popular com os rumos da economia.

O levantamento apontou que apenas 7,1% dos entrevistados percebem queda nos preços, enquanto 16,9% avaliam que os valores permaneceram os mesmos desde o início da gestão petista.

Insatisfação em todas as regiões

A percepção de alta dos preços é compartilhada em todas as regiões do País, inclusive no Nordeste, historicamente um dos maiores redutos de apoio a Lula. No Sul, 78,5% responsabilizam o governo pela inflação nos supermercados, seguido pelas regiões Norte e Centro-Oeste (76,9%) e Sudeste (76,6%). No Nordeste, 65,1% também concordam que houve aumento.

Promessa da picanha mais distante

Uma das promessas de campanha de Lula — a picanha com cerveja mais acessível — parece cada vez mais longe da realidade. Segundo a pesquisa, 68,4% dos brasileiros não acreditam que a situação vá melhorar até o fim do mandato atual. Apenas 25,7% demonstram otimismo em relação à recuperação do poder de compra.

Situação financeira estagnada ou pior

Sobre a condição financeira pessoal, 42,7% dos entrevistados disseram que permanece igual em comparação ao período anterior ao governo Lula. Já 36,8% afirmaram que a situação piorou. Apenas 18,9% relataram alguma melhora, enquanto 1,6% não souberam ou preferiram não opinar.

Metodologia

O Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 2.020 eleitores em 160 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *