PF faz operação na Prefeitura de Sorocaba e na casa do prefeito Rodrigo Manga por suspeita de desvio de verbas da saúde

Getting your Trinity Audio player ready...

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Copia e Cola, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos destinados à área da saúde. Entre os alvos da ação estão a Prefeitura de Sorocaba, a residência do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e o Diretório Municipal do partido, localizado no centro da cidade.

Ao todo, mais de 100 policiais federais cumpriram 28 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A operação ocorreu simultaneamente em diversas cidades do país.

Segundo a Polícia Federal, a investigação teve início em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) responsável por administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde em Sorocaba. A apuração revelou indícios de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.

Além da residência do prefeito, também foram alvos os gabinetes da prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e a casa do ex-secretário da pasta, Vinicius Rodrigues. O nome da OS investigada ainda não foi divulgado oficialmente.

Foi determinado o sequestro de bens e valores que podem chegar a R$ 20 milhões, além da proibição da OS de firmar novos contratos com o poder público.

De acordo com a Polícia Federal, os envolvidos podem responder por uma série de crimes, incluindo corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e frustração do caráter competitivo de licitação.

A Prefeitura de Sorocaba e o prefeito Rodrigo Manga ainda não se manifestaram oficialmente sobre a operação até o momento desta publicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *