Polícia prende em Pernambuco suspeito de ameaçar youtuber Felca após denúncias sobre exploração infantil

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta segunda-feira (25), em Olinda (PE), um homem acusado de fazer ameaças de morte contra o influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca. O caso ocorreu após o criador de conteúdo divulgar denúncias sobre a chamada “adultização” de crianças e adolescentes nas redes sociais.

A prisão foi realizada em cumprimento a um mandado expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em caráter de urgência no dia 17 de agosto. A decisão determinou a quebra de sigilo de dados de um e-mail utilizado para enviar mensagens intimidadoras ao youtuber, incluindo ordens ao Google Brasil para fornecer em 24 horas informações de identificação do usuário, como IPs de acesso e dados cadastrais.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o investigado, identificado como Cayo Lucas, também lucrava com a comercialização de vídeos e imagens relacionados a crimes de exploração sexual infantil e estupro virtual. Outro homem que estava em sua residência no momento da prisão também foi detido, suspeito de envolvimento em crimes previstos no artigo 154-A do Código Penal, que trata de invasão de dispositivo informático.

No momento da ação, os policiais encontraram o computador de Cayo aberto na tela da plataforma de Segurança Pública do Estado de Pernambuco, o que, segundo os investigadores, reforça a gravidade da conduta e será alvo de perícia.

Ameaças e segurança reforçada

Felca relatou ter recebido ameaças de morte e falsas acusações de pedofilia desde a publicação de seu vídeo sobre a “adultização”. Em entrevista recente, o influenciador contou que passou a circular em São Paulo com carro blindado e segurança privada para garantir sua integridade física.

As mensagens enviadas ao criador de conteúdo incluíam frases como “prepara para morrer, você vai pagar com a sua vida”, além de imputações criminosas sem fundamento. Para a Justiça, os e-mails demonstraram “ameaças graves e reiteradas”, exigindo medidas imediatas de identificação do autor.

Repercussão

As denúncias de Felca geraram ampla repercussão nas redes sociais e chegaram a ser debatidas no Congresso Nacional. Em um de seus vídeos mais recentes, o youtuber citou o influenciador paraibano Hytalo Santos, preso neste mês por crimes relacionados a tráfico de pessoas, exploração sexual infantil e irregularidades em trabalhos artísticos de menores.

As investigações sobre o caso seguem em andamento, e os dois detidos em Pernambuco permanecem à disposição da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *