Na manhã de 30 de outubro, uma operação conjunta da Polícia Civil de Araçoiaba da Serra, com apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e da fiscalização da prefeitura local, resultou na interdição de um posto de combustíveis localizado no km 128 da Rodovia Raposo Tavares, em Jundiacanga.
Durante a ação, os policiais identificaram equipamentos instalados que bombeavam água e ar comprimido para dentro dos tanques e bombas de abastecimento, manipulando a quantidade e a qualidade do combustível comercializado. O esquema, acionado remotamente via aplicativo, permitia ligar e desligar à distância o dispositivo responsável pela adulteração.
Ainda no local, foi constatado descarte irregular de grande quantidade de óleo de motor queimado. Diante dos fatos, foi solicitada perícia e lavrado flagrante contra a gerente do posto, que foi recolhida para apresentação em audiência de custódia. A ANP e a fiscalização municipal lacraram e interditaram imediatamente o estabelecimento.
A ação, que envolve crimes contra a ordem econômica e crime ambiental, reforça a importância da fiscalização e do combate a práticas ilegais que prejudicam consumidores e o meio ambiente.
