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A região de Sorocaba está prestes a vivenciar uma transformação significativa em sua malha viária com a implantação de 18 novos pedágios, elevando o total para 23 pontos de cobrança. Essa mudança ocorre no contexto da concessão de aproximadamente 460 quilômetros de rodovias estaduais à iniciativa privada, um projeto que, embora prometa investimentos em infraestrutura, suscita preocupações legítimas entre os moradores e usuários frequentes dessas vias.
Novos pontos de pedágio na região de Sorocaba
Os trechos específicos que receberão os novos pedágios são:
- Rodovia Castello Branco (SP-280):
- Km 59,9 – São Roque
- Km 74,9 – Itu (pedágio já existente)
- Rodovia Senador José Ermírio de Moraes – Castelinho (SP-075):
- Km 3,2 – Sorocaba
- Km 12,5 – Sorocaba (pedágio já existente)
- Rodovia Celso Charuri (SP-091):
- Km 4,1 – Sorocaba
- Rodovia Raposo Tavares (SP-270):
- Km 39 – Vargem Grande Paulista
- Km 47,6 – São Roque (pedágio já existente)
- Km 58,1 – São Roque
- Km 72,3 – Alumínio (pedágio já existente)
- Km 86 – Sorocaba
- Km 95,1 – Sorocaba
- Km 101,3 – Sorocaba
- Km 111,8 – Araçoiaba da Serra (pedágio já existente)
- Rodovia Santos Dumont (SP-79):
- Km 107,9 – Piedade
- Km 138,2 – Tapiraí
- Km 183,2 – Juquiá
- Rodovia João Leme dos Santos (SP-264):
- Km 111,6 – Salto de Pirapora
- Rodovia Francisco José Ayub (SP-264):
- Km 130,6 – Pilar do Sul
- Rodovia Sebastião Camargo Penteado (SP-250):
- Km 162,8 – Capão Bonito
- Rodovia Nestor Fogaça (SP-250):
- Km 122,9 – Pilar do Sul
- Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250):
- Km 91,5 – Piedade
- Km 56,1 – Ibiúna
- Rodovia Lívio Tagliassachi (SPA-053/280):
- Km 5,8 – São Roque
Os trechos marcados como “pedágio já existente” referem-se a pontos de cobrança que já operam atualmente.
Preocupações e impactos para os moradores locais
A instalação desses novos pedágios tem gerado apreensão entre os residentes das áreas afetadas. Em Salto de Pirapora, por exemplo, moradores expressam inquietação com a cobrança prevista no km 111,6 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), próximo ao retorno da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Muitos habitantes utilizam esse trecho para deslocamentos curtos dentro do município, tornando a cobrança de pedágio uma carga financeira adicional injusta para viagens cotidianas.
Descontos e medidas mitigadoras
O governo estadual anunciou a implementação do Desconto de Usuário Frequente (DUF) como forma de amenizar o impacto financeiro sobre os motoristas que utilizam regularmente as rodovias pedagiadas. Os descontos propostos são de 10% para aqueles que passam mais de 11 vezes no mês e de 20% para quem ultrapassa 21 passagens mensais. Além disso, usuários que adotarem o sistema de pagamento automático por meio de tags receberão um abatimento adicional de 5%.