Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Judith Gazoli Carrara, localizado na Vila Nova, completou nesta quarta-feira (13) uma década de compromisso social com a entrega de lacres de latas de alumínio ao Fundo Social de Solidariedade. A ação, promovida pela instituição desde 2015, envolveu alunos, famílias e a comunidade, resultando na arrecadação de 280 garrafas PET de 2 litros cheias de lacres neste ano. A doação será revertida em duas cadeiras de rodas para atender pessoas em necessidade.
O projeto, conduzido sob a liderança da diretora Valéria Cristina de Barros Proença, é mais do que uma campanha de arrecadação. Trata-se de uma iniciativa contínua de conscientização ambiental e social, que mobiliza pais e responsáveis, promovendo valores de solidariedade e sustentabilidade.
Participação ativa da comunidade
Entre os participantes está Sabrina Rosa da Silva, mãe do pequeno Kauã Augusto, do Berçário 1. Em seu primeiro ano colaborando com a campanha, ela levava semanalmente garrafinhas PET cheias de lacres para a escola. “É gratificante saber que algo tão simples pode fazer a diferença na vida de outra pessoa”, comenta.
Outro apoiador do projeto é Jesse Leme, pai de Olivia, também do Berçário 1. Ele destaca a relevância do projeto tanto para ajudar o próximo quanto para educar as crianças sobre a importância da reciclagem. “Além de ser uma boa ação, estamos mostrando para nossos filhos o valor de cuidar do meio ambiente”, afirma.
Resultados expressivos ao longo dos anos
Desde sua criação, a campanha já garantiu a doação de 20 cadeiras de rodas, todas destinadas a apoiar a comunidade local. Atualmente, o Cmei atende 90 crianças de 0 a 4 anos, e o projeto reforça os laços entre escola e família, conforme destacou a secretária de Educação, Suad Aparecida Ribeiro de Oliveira. “Este é um exemplo claro de como a união entre escola e comunidade pode gerar impactos positivos. São 10 anos de um projeto que beneficia não só os envolvidos diretamente, mas toda a cidade”, ressalta.
A entrega dos lacres contou com a presença de familiares, que receberam certificados de participação como forma de reconhecimento. Segundo a diretora Valéria Cristina, o trabalho contínuo de engajamento junto às famílias é essencial para o sucesso da campanha. “Quando todos se envolvem, conseguimos resultados extraordinários, como a entrega destas cadeiras de rodas”, celebra.