Vereadores de Sorocaba reage à polêmica e aprova projeto que proíbe pedágios na cidade

Getting your Trinity Audio player ready...

A Câmara de Vereadores de Sorocaba aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei que proíbe a instalação de pedágios em vias públicas do município. A proposta é de autoria do vereador Cícero João (Agir) e foi aprovada de forma unânime pelo plenário durante a sessão desta terça-feira (8).

O avanço do projeto só foi possível após um acordo entre os parlamentares, que se mobilizaram para agilizar a emissão dos pareceres necessários. A iniciativa unificou esforços dentro da Casa Legislativa: vereadores que haviam protocolado projetos semelhantes ao de Cícero solicitaram o arquivamento de suas propostas para acelerar a tramitação da matéria.

O presidente da Câmara, vereador Luís Santos (Republicanos), informou que a proposta retorna à pauta nesta quinta-feira (10) para ser votada em segunda discussão. Caso seja novamente aprovada, seguirá para a análise do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), que poderá sancionar ou vetar a medida.

O tema vem gerando grande repercussão nos últimos dias. Além da enxurrada de moções de repúdio, requerimentos e outros projetos contrários à cobrança de pedágio, a Câmara realiza nesta quarta-feira (9) uma audiência pública para debater o assunto com a população e representantes do Executivo.

A proposta de instalação de pórticos com cobrança automática de tarifa em Sorocaba tem sido amplamente criticada por vereadores e pela sociedade civil, que apontam impactos diretos à mobilidade urbana e ao orçamento das famílias que utilizam diariamente as vias da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *