Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, aplicou 727 doses da vacina contra a gripe durante o Dia D. A ação aconteceu sábado (13) em 10 unidades de saúde da cidade.
Segundo recomendação do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, as doses foram aplicadas somente nos grupos prioritários. O objetivo é evitar as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza em uma população-alvo com maior risco de agravamento da doença.
A titular da Secretaria de Saúde de Votorantim, Amanda Arruda Ferraz de Campos Hensel, ressalta a importância de a população buscar o imunizante nos postos da cidade. “A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe, pois é segura e ajuda a reduzir o agravamento da doença”, comenta.
A campanha de vacinação contra a gripe em Votorantim teve início em 25 de março. Até o momento, 7.268 pessoas já receberam a dose. O número equivale a 17,79% da população-alvo.
O público-alvo poderá receber a vacina até o dia 31 de maio em uma das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia Saúde da Família (ESFs). A aplicação não é feita na ESF São João e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Central, Jataí e Infantil.
Atualmente, a vacina contra a gripe é voltada a diversos grupos prioritários. Nessa lista estão crianças de seis meses até seis anos de idade, gestantes, puérperas e idosos, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da educação, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo percurso, e trabalhadores portuários.